segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SEMANA DO EXCEPCIONAL!!!


Do dia 21 a 28 de agosto, é comemorado a Semana Nacional do Excepcional, ou seja, é um movimento apaeano onde busca a conscientização e o exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência. Sabe-se que a inserção de pessoas especiais na sociedade brasileira ainda há diversos obstáculos. 



O preconceito é notório em grande parcela da população, quando percebe sua negação ou coisificação do ser humano com alguma deficiência. Um tabu em pleno o século XXI, que aceitar o “Outro”, o “Diferente” é ainda preciso quebrar correntes que possibilite a aproximação destes e o conheçam a sua essência, a sua forma de viver.


Nessa semana tão especial, quero agradecer a Deus por ter me dado essa filha maravilhosa e linda que tenho, que me ensina diariamente o significado do amor verdadeiro e incodicional, que me mostra as coisas que realmente tem importância nessa vida. Nem dinheiro, nem nada compra o que aprendo com ela com o passar dos dias. Seu sorriso, seu choro, seu beijo, seu toque. Tudo me faz uma pessoa melhor. A sua luta e esforço para melhorar, a sua vontade de aprender, o seu denguinho...

Obrigado Senhor por me dar o melhor presente nessa vida, essa criança que em todos os sentidos é realmente ESPECIAL!!

Parabéns para todas as mamães que também tem uma criança especial, e que assim como eu, são privilegiadas e escolhidas a dedo por Deus!!

Abaixo quer transcrever uma mensagem muito linda que achei em outro blog e  que transcreve exatamente como uma mãe de criança especial se sente...faço dela as minhas palavras.

SETE COISAS QUE SÓ MÃES ESPECIAIS SABEM...

1. Eu estou cansada. Ser mãe e pai já é uma empreitada exaustiva. Mas ser pai ou mãe de uma criança com necessidades especiais leva as coisas a outro nível de fadiga. Por mais que eu tenha uma boa noite de sono ou tire um tempo de descanso, há um nível de cansaço emocional e físico que está sempre ali, que vem simplesmente com o peso de cuidar dessas necessidades especiais. Visitas a hospitais e médicos não ocorrem poucas vezes no ano, podem ser até várias vezes em um mês. Terapias podem ser diárias. Burocracias e contas fazem pilha, tempo livre é usado pesquisando por novos tratamentos, posicionando minha filha para sentar de uma certa forma, defendendo-o nos sistemas médicos e educacionais. E isso tudo sem mencionar a carga emocional de criar uma criança com necessidades especiais, já que os picos e vales nos parecem muito mais extremos. Sou sempre grata por qualquer ajuda dos amigos no sentido de facilitar minha vida, não importa quão pequena, desde organizar meus planos e agenda até olhar minha filha enquanto eu como.

2. Tenho inveja. Essa é difícil de dizer e assumir, mas é verdade. Quando eu vejo uma criança de 1 aninho fazer coisas que minha filha não pode fazer aos 4 (como andar), eu sinto uma pontada de inveja. Dói quando vejo minha filha lutar tanto para aprender a fazer algo que vem naturalmente para uma criança típica, como mastigar ou apontar. Pode ser difícil ouvir sobre as proezas dos filhos das amigas. Algumas vezes, eu só sofro por dentro. “Não é justo”. E mais estranho ainda, eu posso até sentir inveja de outras crianças com necessidades especiais que parecem ter menos desafios que a Giovanna, ou que tenham certos transtornos como Down, ou autismo, que são mais conhecidos e compreendidos pelo público em geral, e parecem ter mais suporte e recursos que a paralisia cerebral da Giovanna. Parece pequeno e não diminui toda a minha alegria e orgulho com as realizações da minha filha. Mas, normalmente, é muito difícil, pra mim, estar perto de crianças típicas com ela. O que me leva a explicar o próximo ponto…

3. Me sinto sozinha. É solitário ser mãe de uma criança com necessidades especiais. Posso me sentir como uma estranha no meio de mães de crianças típicas. Ao mesmo tempo em que quero ficar feliz por elas, me sinto péssima ao ouvir elas se gabarem das 100 palavras que o filho de 2 anos fala, ou que ele já sabe o ABC (ou até faz cocô no penico). Bom pra elas, mas isso é tão diferente de como meu mundo se parece. Tem sido importantíssimo pra minha sanidade mental estar em contato com outras “mães especiais”, com quem não é desconfortável ou chocante trocar histórias sobre medicações, alimentação aparelhos e terapias. Mesmo dentro dessa comunidade, no entanto, há tanta variação no nível de comprometimento de cada criança. Somente eu entendo a composição e os desafios específicos da Giovanna. Com essa honra de ser responsável por ela vem a solidão desse papel. Eu, frequentemente, me sinto realmente sozinha.

4. Eu tenho medo. Eu me preocupo em não estar fazendo o suficiente. E se eu perdi um tratamento ou um diagnóstico e aquela janela de tempo ideal para tratar isso passou? Eu me preocupo com o futuro da Giovanna, se ela um dia vai dirigir um carro, ou se casar, ou viver independentemente. Eu tenho medo de pensar em como ela vai se machucar na experiência de “ser diferente” em um mundo que é normalmente duro (sem mencionar que eu temo pela integridade física de qualquer pessoa que fizer minha filha sofrer). Eu tenho medo das finanças. Finalmente, eu tenho medo do que vai ser da Giovanna se qualquer coisa acontecer a mim. Apesar disso, meu temores diminuíram substancialmente ao longo dos anos por causa da minha fé, e por causa do contato com outras crianças, adolescentes e adultos afetados pela pela mesma paralisia da Giovanna. Quando eu conheci algumas dessas pessoas incríveis na APAE, a tristeza e o desespero que eu estava projetando para a vida futura da Giovanna (porque era tão desconhecida) sumiram quando eu vi o amor e prosperidade que eram realidade nas suas vidas. O medo da dor emocional (pra mim e Giovanna) é, provavelmente, o que permanece mais.

5. Eu gostaria que você parasse de dizer “retardado”, “mongol”, “desde que seja saudável”… Eu sei que as pessoas normalmente não tem a intenção de ser rudes com esses comentários, e eu provavelmente falei isso antes da Giovanna nascer. Mas, agora, sempre que eu ouço isso, sinto uma pontada de dor. Por favor, pare de dizer essas coisas. É desrespeitoso e dolorido para aqueles que amam e criam as crianças de quem você está zombando (isso sem mencionar para as próprias crianças).  E, como último comentário, “desde que seja saudável”, eu ouço várias mulheres grávidas dizerem isso. Não me entenda errado, eu compreendo e compartilho seus desejos de bebês saudáveis em cada nascimento, mas isso tem se tornado um mantra tão impensado durante a gravidez que pode parecer um desejo contra o que o meu filho é. “E se não for saudável?”. Eu quero perguntar. (Minha resposta: vai dar tudo certo. Você e seu filho ainda vão ter uma vida ótima).

6. Eu sou humana. Eu tenho sido desafiada e empurrada além dos meus limites na criação da minha filha. Cresci tremendamente como pessoa e desenvolvi um coração mais humano e uma empatia pelos outros de uma forma que eu jamais minha filha me irrita, e algumas vezes eu quero só fugir ou ir às compras. Eu ainda tenho sonhos e aspirações pessoais. Eu estudo, faço faculdade, amo boa comida, falo sobre relacionamentos. Eu vejo TV, filmes, e gosto de uma boa música. Algumas vezes, é bom escapar e falar de todas essas outras coisas. E, se parece que eu só falo desse outro lado da minha vida algumas vezes, é porque pode ser difícil falar sobre a minha filha. O que me leva ao ponto final…

7. Eu quero falar sobre a minha filha/ É difícil falar sobre a minha filha. Minha filha é a coisa mais inspiradora que aconteceu na minha vida. Tem dias em que eu quero gritar do topo de um prédioo quão divertida e fofa ela é, ou como ela realizou alguma coisa na escola. Algumas vezes, quando estou tendo um dia difícil, ou acabei de descobrir outro  problema de saúde ou desenvolvimento, eu posso não falar muito. Eu não compartilho com os outros frequentemente os detalhes do que eu passo com relação a Giovanna. Mas isso não significa que eu não quero aprender como compartilhar nossa vida com os outros. Uma coisa que eu sempre apreciei é quando as pessoas me perguntam algo mais específico sobre a Giovanna como “Giovanna gostou do passeio?”, ou “como está indo o tratamento de fonoaudiologia ou ecoterapia da Giovanna?”, ao invés de questões genéricas como “como está a Giovanna?”, o que pode me fazer sentir tão sobrecarregada que eu só respondo “está bem”. Começar com os detalhes me dá uma chance de começar a compartilhar. E, se não estou compartilhando, não pense que não há várias coisas acontecendo sob a superfície, ou que eu não quero contar.

Criar uma criança com necessidades especiais mudou a minha vida. Nada muda mais uma ótica humana do que ter uma doce e inocente criança que possui dificuldades que tornam a vida comum e a performance normal mais duras ou até impossíveis.
Isso me ajudou a entender que amor verdadeiro é conhecer alguém (criança ou adulto, com necessidades especiais ou não) exatamente onde ele ou ela está – sem se importar com como eles “deveriam” ser. Criar uma criança com necessidades especiais destrói todos os “deveria ser” que nós idolatramos e construímos nossa vida ao redor e coloca outra coisa no núcleo: amor e compreensão. Então, talvez isso me leve à última coisa que você, provavelmente, não sabe sobre uma mãe especial…pode ser duro pra mim, mas eu me sinto, de muitas maneiras, realmente abençoada.
Copiei de um blog que achei, e realmente descreve tudo o que penso a respeito da minha filha linda.





sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DIA DE DENTISTA!!

Ontem levamos a Giovanna no dentista, em Toledo....Foram junto, mamãe, vovó Odete e vovô Alberto.
O percurso aconteceu de forma tranquila, a pequena super calminha...mandando beijos daqui até lá. Linda da mamãe. 
Chegamos um pouquinho atrasados, o dr. Roberto já estava atendendo e tinha vários pacientes na frente....mas eles sempre dão preferência pra Gi porque ela é pequena. Mas mesmo assim demorou para ela ser chamada. 
Quando entramos, a vovó sentou na cadeira e pegou a Gi no colo pra ela ficar mais calminha.
Falei pro dentista sobre o dentinho novo da Gi, e dele ter sangrado na semana passada. Ele me disse que não poderia ser dente porque o primeiro nasce com 6 anos de idade, e a Gi tem apenas 4 e meio. Aí fiquei preocupada do sangramento. Mas quando ele foi olhar a boquinha dela, deu risada e disse que realmente era um dentinho, nascendo antes do tempo!! Que alívio hehe
Então foi marcado outro dia para retornarmos com ela, afim dele fazer uma limpeza e passar selante nos dentinhos dela :)
Foi rapidinho....ela resmungou um pouco...
Depois, na volta pra casa, estava tão cansadinha que pegou no sono no carro mesmo...mas depois acordou e paramos pra tomar um sorvetinho...ela adorou....tomou o sorvetinho dela, comeu salgadinho e tomou guaraná...Uma linda....
Quando chegamos em casa, ainda cansada, dormiu de novo e a mamãe acabou pegando no sono também...nem fui pra faculdade....preferi ficar com ela....
Foi um dia legal!! A Giovanna adora passear e adora andar de carro,...e adora mais ainda tomar sorvete....
Ela realmente estava feliz.
Beijos para todos e tenham um ótimo fim de semana....


sábado, 4 de agosto de 2012

SUSTOS!!DENTINHO!!VISITINHA SURPRESA!!




Ontem a noite nossa pequena deu dois sustos na mamãe.
O primeiro foi quando a vovó Anair foi na faculdade avisar que a Gigi estava em casa chorando...e o papai não conseguia alcamá-la.Estranhei, porque isso nunca acontece,  nossa menina fica sempre com o papai em casa a noite, enquanto vou para a faculdade, por isso, saí as pressas da sala e vim correndo para casa. No caminha eu só pedia a Deus para que nada de errado tivesse acontecido. Ao chegar encontrei ela sentadinha na sua cadeirinha, quietinha, ouvindo Luan Santana. Então papai me disse que ela acordou chorando, acredito que se assustou com o celular que caiu no chão e fez aquele barulhão. Depois de não conseguir fazer ela parar de chorar resolveu colocá-la na cadeira e ligar a música, que sempre funciona. E deu certo. Ela simplesmente parou. Mas enquanto isso eu já estava a caminho de casa, super preocupada. Mas foi apenas um susto. Graças a Deus.
O segundo susto veio um pouco depois, Estava com ela no meu colo, sentada no sofá, assistindo TV. De repente, quando olho para ela, percebo que estava saindo sangue da sua boquinha. O desespero foi bem maior que o primeiro. Afinal, por ela estar sangrando, me fez lembrar da época que esteve na UTI, com hemorragia. Infelizmente eu sou uma pessoa muito assustada, acho que foi o trauma que passei com ela quando pequenina , e hoje em dia, qualquer coisinha mínima eu já me desespero. Imagina vendo aquele sangue!!
Eu e o papai corremos com ela para a cama para vermos o que tinha acontecido. E foi aí que descobri. Nossa menina está com um dentinho nascendo!! Um bem atrás...e como é uma região sensível, a gengiva acabou sangrando, porque o dentinho está com três pontinhas bem para fora, e a quarta pontinha ainda está apontando, e a pelezinha em cima dessa quarta fica soltinha, e acabou machucando. Acredito que um pouco tenha sido porque a Gi fica muito com a mãozinha na boca, apesar de eu pedir para ela não pôr. Acho que o dentinho incomoda e ela com o dedinho fica coçando, e acabou arranhando também. E aí o porque do sangue. Graças ao bom Deus foi isso.

E hoje foi o dia da visitinha surpresa. A tarde fomos dar uma voltinha de carro com a pequena, ela adora passear, e depois íriamos tomar um sorvete, aproveitar que o clima esquentou.
Quando ainda estávamos andando de carro, a vovó "dete" ligou para a mamãe e disse que estava em casa, nos esperando.
Fomos rapidinho para casa, nem tomamos o sorvete.
Quando chegamos a Gi praticamente se jogou no colo da vovó, estava morrendo de saudades, uma semana inteira sem vê-la. O vovô e o titio Alan também estavam, e nossa menina não poderia estar mais feliz. Então compramos sorteve e tomamos em casa mesmo. Todos juntos. E depois nossa menina ainda foi com vovó e vovô passear na bisa. Ficou um tempinho fora. Ela adora.
Quando percebemos, a tarde de sábado já tinha passado e era hora da visitinha boa ir para casa. Ahhhhhhhhhh...a Giovanna estava querendo ir junto!!
Mas acho que amanhã iremos para lá...comer um churrasco...apesar da Gi ter visto os vovos e titio, ela quer mesmo é ir para lá. E se o dia de amanhã estiver bom, iremos.
Bem, agora teremos nosso restinho de sábado, a Gi ta aqui no colinho, resmungando, acho que está com soninho, afinal, não tirou o cochilo da tarde de hoje.

Tenham todos um ótimo fim de sábado e um domingo maravilhoso.
Fiquem com Deus.





quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FIM DE SEMANA DE DIVERSÃO!!!


Hoje, finalmente, começarei a postar.....passei dias ajeitando o bloguinho da Giovanna, a fim de ficar bem lindo para seus visitantes....
Nosso fim de semana foi super divertido...começou no sábado a tarde quando levamos nossa pequena no parquinho, aqui na festa do munícipio de Rondon. Ela simplesmente adorou....ria o tempo todo....graças a Deus o tempo também colaborou e pudemos ter uma tarde muito gostosa. 
A Gi foi no aviãozinho junto com a mamãe e também na montanha russa infantil (nesse último duas vezes, foi o que ela mais gostou) e foi uma alegria muito grande pra mim vê-la feliz e animada...apesar de todas suas limitações, ela brinca e se diverte...e sente....e quando ela está feliz, nós também estamos....
Depois de ir nos brinquedos comemos um delicioso espetinho de morango com chocolate, nossa menina adora morango e ainda mais chocolate, foi a combinação perfeita para ela....se deliciou muito :), isso junto com um guaraná, que a propósito ela também adora....Infelizmente a mamãe esqueceu de levar uma camêra, e por isso não temos nenhuma fotinho da nossa menina...mas as lembranças do dia em família ficaram na nossa mente...e lembraremos juntas sempre...
Quando por fim terminamos o lanchinho fomos pra Pato Bragado, cidade pertinho daqui, onde moram vovô, vovó e titio Alan. A Giovanna adora ir pra Pato visitá-los, mas nesse fim de semana eles não estavam...chegamos lá e a primeira coisa que ela pediu foi "bobó" (vovó do jeito dela), e aí expliquei que a vovó estava passeando junto com vovó e titio e que outro dia iríamos vê-los. Ela entendeu. 
Nossa ida para Pato foi porque tínhamos marcado uma jantinha com os amigos. A Giovanna estava um amor a noite inteira. Distribuiu beijos para todos...e não teve quem não se encantou com ela. O tempo todo ela ficou querida e distribuindo seus beijinhos estralados...um amorzinho....nosso amorzinho....e depois de uma noite de festa fomos durmir na casa da vovó. Nossa menina estava exausta, pegou logo no sono....
E nosso passeio continuou no dia seguinte. Acordamos tarde...a Gi fazendo arte como sempre...pulando na cama....tomamos um banho demorado, porque ela adora...e depois de nos aprontarmos fomos para Margarida, uma vilazinha aqui perto, no aniversário da priminha Sabrina...que fez 2 aninhos...
Chegamos lá, demos o presentinho para a priminha e depois ficamos brincando....almoçamos...a Gi comeu bem como sempre, graças a Deus, e foi a tarde que teve a festinha do aniversário. Foi muito legal. Nossa menina brincou com balão, que ela adora estourar, com o tecladinho dela, que tive que levar junto, para tocar suas musiquinhas, e comeu os docinhos e salgadinhos...mais docinhos, porque a pequena é igual a mamãe, uma formiguinha, adora doces....tiramos várias fotinhos e depois de cansados fomos todos para casa....E assim terminou nosso fim de semana divertido...Nossa pequena riu, se divertiu, mandou beijinhos....e conquistou todo mundo....no domingo à noite, já cansadinha, dormiu loguinho, não antes de ganhar beijinho da mamãe e do papai. E teve uma noite tranquila...graças ao bom Deus.


                                          Giovanna olhando de cantinho....linda né??

Todas as crianças....



Tenham todos uma ótima quarta-feira e restinho de semana...fiquem com Deus e não esqueçam de comentar. Beijos...